domingo, 1 de setembro de 2013

Passo a Passo: Filtro dos sonhos

Antigamente o povo nativo de Ojibwa, da América do Norte, costumava proteger o sono das crianças dos pesadelos e de visões malignas com um objeto feito à mão, chamado de Filtro dos Sonhos. Os Ojibwa acreditavam que essa rede filtrava os sonhos, para que somente os bons sonhos passassem entre os fios e os ruins ficassem presos. Tudo que permanecesse preso na trama sumiria com a luz do sol, evitando que se concretizasse.

Os materiais utilizados na confecção do filtro dos sonhos eram todos naturais, coletados no meio ambiente: galhos para o aro, madeira ou ossos e pelagem de cavalo para a rede e penas. Sabe qual o motivo desses enfeites abaixo do anel com trama? São obstáculos para impedir que os pensamentos ruins escapem antes do sol chegar, ficando presos às penas e contas. Legal a simbologia, não é? As penas de águia, por exemplo, eram símbolo de coragem, enquanto as penas de coruja, simbolizavam sabedoria.


Depois de conhecer bela tradição, vamos aprender a fazer um filtro com nossas próprias mãos? É uma ótima pedida para presentear pessoas queridas. Para ficar mais legal ainda, vamos transformá-lo em pingente preso a um colar, uma bijoux com muita personalidade.


Passo a Passo


Você vai precisar de:


- Um aro(anel) do tamanho que você preferir
- Penas
- Fita de camurça ou cetim
- Algodão ou fio encerado (aqui usamos encerado)
- Contas de Madeira, miçangas
- Tesoura


1. Começamos cobrindo o aro com fita de camurça.


2. Em seguida, fazemos o trançado com fio encerado. Siga o desenho acima para fazer a trama tradicional. Ou opte por um trançado estilo livre, assim não tem erro.


4. Depois de fazer o trançado no anel, basta incluir na parte inferior, as fitas, miçangas, penas e fio encerado que devem ficar pendurados no aro. Fique livre para enfeitar como mais gostar!
5. Por fim amarre a parte superior do aro do filtro em um longo fio encerado para usar como colar. Que tal?
Seu filtro está pronto!

Sem comentários:

Enviar um comentário